Skip to main content

Deixe o Eume que você cativará com sua herança

Em todo o território, os templos testemunharam séculos de fé, arte e vida monástica.

Os mosteiros e as igrejas da região de Eume não apenas narram a história religiosa do local, mas são integrados ao meio ambiente, tornando -se espaços únicos onde a arquitetura e a natureza vivem juntas em perfeita harmonia.

De construções românicas no topo das colinas a mosteiros situados em exuberantes florestas do Atlântico, essa rota espiritual também é uma experiência estética, histórica e emocional.

Mosteiro de San Xoán de Caaveiro, A Capela

Localizado no coração do Fragas del Eume Parque Natural, ele Mosteiro de Caaveiro É uma das jóias monumentais da Galiza. Fundada no século 10, era um enclave beneditino e, posteriormente, Agustino. Seu local, em um promontório entre rios e vegetação frondosa, o torna um lugar mágico.

Dos pontos de vista deles, você pode contemplar os fragras em todo o seu esplendor. O conjunto mantém vários elementos originais: a Igreja, a Sacristia, o Recursos e os Restos do Claustro. Além disso, a recente reabilitação tornou possível visitar o interior e desfrutar de visitas guiadas.

Não perca!: Acesso a pé ou com sua bicicleta no Centro de Interpretação do Parque. Ideal para combinar com uma rota de caminhada.

Mosteiro de Santa María de Monfero, Monfero

Localizado no Paróquia de Queixeiro, isso impressionante Mosteiro cisterciano Desde o século XII, surpreendente por sua fachada barroca monumental decorada com mármore listrado preto e preto, um detalhe arquitetônico único na Galiza.

Em seu tempo de esplendor, o mosteiro era um importante centro econômico e espiritual. Embora hoje esteja em um estado de semi -rruin, boa parte da igreja, as unidades monásticas e o antigo claustro são preservados. Seus arredores, entre montanhas e silêncio, reforçam seu caráter espiritual.

Facto curioso!: No interior, o retábulo do Virgen de la Cela é venerado, que, de acordo com as tradições populares, apareceu em uma montanha próxima, fazendo com que uma fonte milagrosa pulverizasse. Além disso, há alguns anos, o mosteiro estava prestes a se tornar um spa de luxo, embora o projeto nunca se materializasse.

Ermita de San Miguel de Breamo, Pontedeume

Esta pequena igreja românica do século XII se levanta sobre o Monte Breamo, dominando visualmente o Ría de ares. Construídas em bancas graníticas, sua beleza sóbria contrasta com a imensidão da paisagem.

O templo está ligado às lendas populares e é a cena do Romería de San Miguel, um dos partidos mais emblemáticos de Pondeneume. Sua conservação e meio ambiente o tornam uma jóia da arquitetura religiosa galega.

Você sabia?: Durante a peregrinação de San Miguel, a tradição ordena que dê nove vezes em silêncio à capela para "saltar como Meigas" (assuste as bruxas). Embora algumas versões falem de três ou sete voltas, o importante é o silêncio ... e a fé.

Igreja de Santiago, Pontedeume

Localizado no centro histórico de Pontedeume, o Igreja de Santiago É um dos templos mais emblemáticos da cidade. Sua origem remonta ao século XVI, quando Fernando de Andrade Ele ordenou a capela principal como um panteão de família. No entanto, foi no século 18 quando o arcebispo Bartolomé Rajoy e Losada Ele promoveu a reconstrução do templo, dando origem à igreja como a conhecemos hoje.

A fachada barroca, com três portas, é coroada pelo escudo de Andrade e uma imagem equestre do apóstolo de Santiago. Dentro do retábulo renascentista se destaca, com pinturas do ciclo da paixão.

Além de seu valor artístico e arquitetônico, a igreja é um ponto de passagem do Estrada inglesa, que reforça seu caráter como um templo aberto ao viajante e à lembrança espiritual.

Conselho: Visite -o durante uma caminhada pela cidade velha e subume -se no legado medieval de Pondeneume.

Convento de San Agustín, Pontedeume

Fundado em 1538 por Fernando de Andrade, ele Convento de San Agustín Os extramuros da cidade foram construídos, ao lado do rio Eume. Do conjunto original, parte do claustro renascentista e da igreja são preservados, enquanto a fachada principal, alterada no século 18, responde ao estilo barroco sóbrio, com duas torres flanqueando a capa e uma imagem de Santo Agostinho no nicho central.

Por quase três séculos, ele foi o lar de uma comunidade de frades agostinianos. Após seu fechamento como convento, o edifício teve vários usos civis e militares. Desde os anos 80 do século XX, ele hospeda o Casa da cultura de Pontedume, sendo hoje um espaço de estar dedicado à atividade cultural.

Plano recomendado: Venha visitar sua coleção de arte sagrada e consultar sua programação de exposições e eventos culturais.

Paróquia de San Pedro de Eume, como Pontes de García Rodríguez

Esta pequena paróquia esconde um dos cemitérios mais exclusivos da Galiza. Em seus túmulos, dezenas de cascas marinhas de vieiras, berbigões e amêijoas ficam surpresas ... cuidadosamente colocadas. A origem dessa tradição que ainda está viva após a geração continua sendo um mistério.

Alguns acreditam que tudo começou como um simples gesto estético; Outros, que talvez algum peregrino tenha deixado uma concha e com ela começou o ritual, mas a verdade é que não há caminho próximo de Santiago. Seja como for, o que resta é o cuidado e o orgulho com o qual os vizinhos mantêm esse costume único, especialmente em datas indicadas como o Todas as salas, quando o cemitério brilha entre conchas polidas e flores frescas.

Igreja de San Martiño do Porto, Cabanas

Ao passar por cabanas, você pode ver o Igreja de San Martiño do Porto, um templo XV que combina uma cabeça renascentista sóbria com uma elegante fachada barroca. Seu interior, com uma nave alongada e quatro seções marcadas por pilares, surpresas com sua harmonia e dinamismo.

Do lado de fora, a imagem de San Martiño a cavalo destaques compartilhando sua capa, presidida por uma espada com sinos do centenário. Embora geralmente esteja fechado fora da adoração, sua presença imponente e o meio ambiente merecem a visita.

Cultura em natureza plena, ideal para desconectar

Explorar esses templos também é viajar uma história de lembrança, arte e espiritualidade que permanecem vivas. Esteja você procurando silêncio e se você atrai herança ou simplesmente deseja saber outra face do Eume, essa seleção dos mosteiros e igrejas mais proeminentes da região oferece uma experiência diferente, carregada de beleza e introspecção.